Monday, August 19, 2013


-x-x-x-
 
DE VOLTA PRA CASA: ONDE É QUE EU ANDEI?
José Hamermesz, Z"L (1919-2013)


Desde janeiro tudo aconteceu. De 2 grupos de Clube de Leitura da Cia. das Letras, brotaram outros, agora são 6: 3 na Hebraica (romance contemporâneo), 1 na Academia Paulista de Letras (conto, romance e poesia séc. 19 e 20), e 2 na Casa das Rosas (um de romance contemporâneo internacional, um de ensaios).  Jardim Alheio floresceu, estamos começando o quarto Ciclo de Crítica na Livraria Martins Fontes. Qu4rta-feira, oficina de escrita criativa, sobrevive; gente nova, coordenador novo, escrevo mais prosa.

Netos de 4, 3, 2 e 1 anos. Linguagem, viagem. Meu pai conseguiu escapar do sofrimento de mais de uma década. Resta-me terminar o livro que pensa nele. Ler, ler, ler. Até o Ano Novo judaico (4 de setembro), ler milhares de páginas. Até o Yom Kipur (Dia do Perdão), olhar pra dentro. Refazer os passos pisando em cacos. Mas volto. If there is anybody out there reading this, that's reason enough to come back home to this blog.   

-x-x-x- 

6 comments:

  1. Oi Vivian! Gostaria muito de conhecer, e participar, de um Clube de Leitura. Numa programação antiga da Casa das Rosas, encontrei seu nome como mediadora desses grupos. Como faço para participar? Estive sábado passado no evento da poeta Wislawa Szymborska. E somente hoje, fazendo uma pesquisa do seu nome no Google, a reconheci. Bem, meu nome é Licurgo. Sou mestrando na Escola Paulista de Medicina e desenvolvo a minha pesquisa sobre o Laboratório de Humanidades, um grupo de discussão literária que se utiliza da experiência estética, nesse caso os clássicos da literatura, com o intuito de promover a "ampliação da esfera do ser". Bem, acho que temos muito o que conversar e se você estiver disposta, vamos iniciar um diálogo? Obrigado, Licurgo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Licurgo,

      Que bom que você está interessado em Clube de Leitura, será um prazer recebê-lo. Parece mesmo que temos muito a conversar! Você pode simplesmente vir no dia da reunião, aí eu o inscrevo oficialmente. Na Casa das Rosas, sou mediadora de 2 grupos: um que lê romance (lemos Coetzee, Roth, Herta Muller, Emanuel Medeiros, J. Eugenides, e outros); outro grupo que lê (e irá escrever) ensaios. Lemos David Foster Wallace e Mark Twain, que iremos discutir no dia 2 (terça). O de romance está lendo "Histórias de amor e nem tanto" de Mario Rui Feliciani, e iremos discuti-lo dia 24 de setembro. Lá as reuniões são às 19h30. Na Academia Paulista de Letras, sou mediadora de um grupo que lê romances e contos desde século 19. Lemos Lygia, Lima Barreto, Kafka (discussão é amanhã às 19h), Borges, Machado e outros. Todos são gratuitos, e no de romance da Casa das Rosas você ganha o livro. Quer vir a algum deles e conhecer? Será muito bem-vindo. Caso queira trocar e-mails, meu endereço é vivianschlesinger@gmail.com. Também estou no Facebook como Vivian Schlesinger, e faço parte de um grupo de crítica que se chama Jardim Alheio, com reuniões abertas ao público na Livraria Martins Fontes da Paulista. Convidamos autores consagrados a vir conversar, aí estudamos sua obra e fazemos uma oficina de crítica. Os textos são enviados ao autor, que os lê e volta após 3 semanas para comentar os textos com os oficineiros. É muito bacana, gratuito, sempre às segundas às 19h30. No momento estamos estudando Raquel Naveira, já estudamos Frederico Barbosa, Ricardo Lísias, Carlos Felipe MOisés, e ainda virão Evandro Affonso Ferreira e Andrea del Fuego. Quer saber mais? Me envie um e-mail, a gente conversa. Beleza? Grande abraço e (espero que) até breve.
      vi

      Delete
  2. Vi, admirável o seu empenho com os grupos e ter voce como mediadora é um presente! bjs LuX

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lu, o prazer que me dá é enorme. Além de aprender muito mais do que eu conseguiria em qualquer curso, conheço gente como você. Sempre termino os encontros com mais do que quando cheguei.
      Thanks!
      beijo

      Delete
  3. que linda sua mensagem Vi! Muito obrigada. Tb termino nosso encontros com uma sensação boa demais, de dar um passo adiante ao lado de gente muito bacana. bjs

    ReplyDelete
  4. E olha, Lu, não sei de nenhum outro grupo em SP que lê ensaios criticamente. We are unique! Vamos em frente!
    beijo

    ReplyDelete

Thank you for your comment. It will appear shortly.
Obrigada por sua mensagem. Ela aparecerá aqui em breve.